Sabia que o desperdício alimentar tem um enorme impacto ambiental, sendo que 8% dos gases de efeito estufa são causados pelo desperdício de alimentos? O que significa que 87 milhões de pessoas seriam alimentadas se apenas um quarto dos alimentos desperdiçados pudesse ser aproveitado. A FAO estima que cerca de um terço do que se produz acaba desperdiçado.
O desperdício alimentar em Portugal continua acima da média europeia. Estima-se que 1,8 milhões de toneladas de alimentos são desperdiçadas todos os anos, mais de 180 quilos por cada português. Os dados são revelados no Dia Internacional da Consciencialização sobre Perdas e Desperdício Alimentar, que se assinala hoje, dia 29 de setembro.
Por isso, reduzir e prevenir estes números é uma das prioridades da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável da ONU e da UE. O cumprimento da Meta 12.3 dos ODS permitirá reduzir para metade o desperdício alimentar global per capita ao nível do retalho e do consumidor até ao final desta década e diminuir as perdas alimentares ao longo das cadeias de produção e abastecimento alimentar.
E porque o desperdício alimentar é um tema de todos, todos os intervenientes da cadeia alimentar têm um papel a desempenhar na sua prevenção e redução, desde os que produzem e transformam os alimentos (agricultores, fabricantes e processadores de alimentos) aos que disponibilizam os alimentos para consumo e, até, os consumidores.