MENSAGEM DO PRESIDENTE
“Apontar o novo paradigma de gestão, mais consonante com os tempos desafiantes que vivemos atualmente.”
Concluído que está o ciclo relativo ao Plano Estratégico precedente, importa agora com este novo documento, por um lado, definir claramente a estratégia do Grupo para o próximo quinquénio e também apontar um novo paradigma de gestão, mais consonante com os tempos desafiantes que vivemos atualmente.
Como é sabido, os últimos 2 anos ficaram indelevelmente marcados pela pandemia Covid 19 que assolou o mundo de forma global, e que ainda ninguém sabe quando e como vai terminar ou, simplesmente, quando vai deixar de exercer uma influência tão forte e direta no quotidiano das pessoas, dos serviços e das empresas.
Esta situação obrigou a que todas as empresas, e os Mercados Abastecedores não foram exceção, tivessem necessidade de se adaptar a esta nova realidade, com a adoção de novas práticas de funcionamento, de gestão das pessoas e dos seus ativos, sendo que muitas delas acabarão por ser internalizadas e adotadas para o futuro. Mas, por outro lado, e se eventuais dúvidas ainda persistissem, a pandemia veio dar uma enfâse inequívoca à importância que os Mercados Abastecedores têm na sociedade e, em particular, naquilo que é o abastecimento das populações. Mesmo em situações de pico de contágios na pandemia, e quando muitos outros sectores experimentavam dificuldades ou tiveram mesmo que interromper a sua atividade, todos os nossos Mercados Abastecedores mantiveram a sua atividade ininterrupta 24 horas por dia, 365 dias por ano. E, por isso, foram vitais para o fornecimento do setor retalhista e, subsequentemente, da população que ali se abastece. Por isso também, os operadores de logística têm de forma crescente eleito os Mercadores Abastecedores para o desenvolvimento da sua atividade.
E dessa forma o Grupo SIMAB manteve a sua trajetória de crescimento e da consolidação dos bons resultados naquilo que são os diversos indicadores económicos e financeiros, incrementando de forma sustentada o volume de negócios e o resultado líquido, a par de uma redução significativa da sua dívida financeira líquida. E será uma realidade a manter nos próximos anos.
Por todos estes fatores, somos agora remetidos para um novo ciclo de gestão, com cinco objetivos estratégicos que passo a elencar:
- Crescer e diversificar na oferta
- Modernizar ativos
- Reforçar a eficiência e processos
- Reforçar a atuação dos recursos humanos
- Contribuir para a prossecução de políticas públicas
A modernização dos nossos mercados, alguns com mais de 20 anos de utilização intensiva, é agora uma prioridade. Só dessa forma conseguiremos manter a excelência da nossa oferta e incrementar a sustentabilidade ambiental e energética da nossa operação. Só assim estarão criadas as condições para a manutenção da satisfação dos operadores atuais, bem como para o incremento da atratibilidade dos nossos espaços para novos operadores, permitindo a diversificação da oferta a novos setores de atividade que trarão valor acrescentado à nossa operação. E refiro ainda a motivação dos recursos humanos como pedra basilar nesta estratégia integrada delineada para os próximos 5 anos. Só com trabalhadores devidamente valorizados e com competências reforçadas conseguiremos perseguir estes objetivos ambiciosos com sucesso, reforçar o papel do Grupo SIMAB no plano nacional e internacional, corporizando o nosso lema: “Comprometidos com o abastecimento, a logística e a Distribuição Nacional”.