No dia 30 de maio, o Mercado Municipal de Arroios foi palco da inauguração da exposição fotográfica ‘Olhares dos Mercados: Identidade, Frescura e Diversidade’, integrada na campanha ‘Maio, Mês dos Mercados 2026’, promovida gratuitamente pela SIMAB.
A exposição reúne um conjunto de registos fotográficos que retratam o quotidiano dos mercados municipais, evidenciando o seu papel enquanto espaços de proximidade, autenticidade e forte ligação às comunidades. Mais do que locais de comércio, os mercados afirmam-se como espaços de encontro, partilha e convivência, onde se preservam tradições e se fortalecem relações entre produtores, comerciantes e consumidores.
Com curadoria de Sérgio Bruno Brandão, a mostra apresenta uma abordagem simultaneamente artística e documental, proporcionando diferentes perspetivas sobre a vida destes espaços tão característicos e sobre a diversidade humana e cultural que os distingue.
Os trabalhos expostos são da autoria dos fotógrafos Catarina Almeida, Filipe Salgado, João Lobato, Rui Brites de Sousa, Rui Neto e do próprio Sérgio Bruno Brandão, cujos olhares captam a identidade, a frescura e a vitalidade que caracterizam os mercados municipais portugueses.
Integrada na iniciativa Gosto do Meu Mercado, a exposição reforça o trabalho contínuo de valorização dos mercados municipais, destacando a sua relevância económica, social e cultural nas comunidades onde se inserem.
A mostra permanece patente no Mercado Municipal de Arroios, convidando o público a descobrir, através da fotografia, novas perspetivas sobre estes espaços que continuam a desempenhar um papel essencial na vida urbana e comunitária.




