QUEM SOMOS
A SIMAB, SA é uma Empresa Pública que presta serviços de gestão, conceção, instalação, dimensionamento, revitalização e modernização de mercados abastecedores e municipais.
Foi criada em 1993 com o objetivo de instalar em Portugal uma rede nacional de mercados abastecedores assumida como um conjunto estratégico de modernos Centros de Logística e de Distribuição Alimentar, polos económicos fundamentais no apoio à produção nacional e à organização e modernização do comércio.
O “know how” desenvolvido neste contexto tem-lhe proporcionado um ótimo posicionamento como prestadora de serviços em todas as vertentes relacionadas com o setor.
A qualidade do trabalho desenvolvido e a mais valia técnica dos seus projetos granjeou-lhe reconhecimento além fronteiras.
A SIMAB, SA é acionista maioritária do Mercado Abastecedor da Região de Lisboa (MARL), do Mercado Abastecedor da Região de Braga (MARB), do Mercado Abastecedor da Região de Évora (MARE) e do Mercado Abastecedor de Faro (MARF).
A par da gestão da rede nacional de mercados, tem desenvolvido uma relevante atividade de consultadoria no contexto nacional e internacional, em áreas distintas:
A SIMAB – Sociedade Instaladora de Mercados Abastecedores, S.A. – empresa pública do universo PARPÚBLICA com mais de 30 anos de atividade – é a entidade responsável em Portugal pela conceção, construção e instalação dos quatro principais Mercados Abastecedores Grossistas nacionais, assegurando, em parceria com as entidades locais, a gestão destas modernas plataformas logísticas de base agroalimentar: o MARB – Centro Logístico do Minho, em Braga; o MARÉ – Centro Logístico do Alentejo, em Évora; o MARF – Centro Logístico do Algarve, em Faro; e, o MARL – Mercado Abastecedor da Região de Lisboa, em Loures.
Estes equipamentos estruturantes do País representam, desde 1998, um investimento público total superior a 250 milhões de euros, permitindo hoje a presença de mais de 1.100 produtores e operadores grossistas e de logística que aqui se encontram instalados, os quais, funcionando em pleno durante as 24 horas do dia, aprovisionam diariamente mais de 20.000 clientes.
Do projeto à gestão, a SIMAB tem colaborado igualmente com Municípios portugueses ao nível da definição e execução de intervenções de reabilitação, modernização, capacitação, divulgação e promoção dos Mercados Municipais Retalhistas, articulando e potenciando, desta forma, a ligação estreita entre este tipo de mercados alimentares de proximidade e os Mercados Abastecedores Grossistas geridos pelo Grupo SIMAB.
- Estudos de caracterização e prospetiva territorial, ligados à produção, transformação, comércio e operações logísticas de distribuição alimentar e não alimentar.
- Estudos de mercado junto de operadores, clientes e stakeholders dos mercados.
- Programas base para mercados abastecedores e mercados municipais.
- Projetos de arquitetura e de especialidades de engenharia para mercados.
- Estudos de viabilidade técnica e/ou económico-financeira de mercados.
- Modelos de organização e gestão de mercados abastecedores e mercados municipais.
- Planos de marketing institucional para mercados abastecedores e mercados municipais.
- Programas de formação e capacitação de gestores e operadores dos mercados.
- Serviços de apoio à gestão, manutenção e valorização dos mercados.
MISSÃO
O Grupo SIMAB é uma empresa integrada no Setor Empresarial do Estado que gere e presta serviços de conceção, instalação, dimensionamento, revitalização e modernização de mercados abastecedores e municipais.
Grupo de referência no setor, reconhecido como melhor opção pela qualidade dos serviços que presta, assume uma estratégia de crescimento sustentado, comprometido com a criação de valor para operadores, clientes e consumidores.
PROPÓSITO
Assegurar o abastecimento das cidades.
VISÃO
Liderar o setor enquanto primeira escolha pela qualidade dos serviços e valor entregue aos seus clientes, suportado num modelo de atuação sustentável e reconhecido pela eficiência na gestão dos seus ativos.
VALORES
Resiliência – Porque vivemos tempos desafiantes caraterizados pela escassez de recursos, pela turbulência do presente, pela incerteza do futuro e pela complexidade do ambiente em que operamos.
Polivalência – Porque os recursos são escassos e importa garantir a otimização do esforço financeiro do Estado.
Compromisso – Porque precisamos de estar comprometidos com a nossa missão e os resultados que pretendemos alcançar.
LEMA
COMPROMETIDOS COM O ABASTECIMENTO, A LOGÍSTICA E A DISTRIBUIÇÃO NACIONAL.