No dia 24 de junho, a Co-Diretora Executiva do Project for Public Spaces, Kelly Verel, esteve em Roma, Itália, para discursar perante um corpo internacional na Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), sobre o poder dos mercados alimentares locais e tradicionais como espaços públicos para aumentar a disponibilidade de alimentos nutritivos. Sendo um dos primeiros workshops da FAO organizados em torno do tema dos Mercados Abastecedores Grossistas e dos Mercados Municipais Retalhistas globais, Kelly falou sobre as ameaças que os mercados enfrentam, sendo as principais a falta de capacidade de gestão e dos vendedores, bem como a falta de investimento em infraestruturas.
Kelly destacou o Programa Market Cities do Project for Public Spaces e como os seus parceiros enfrentam estes desafios através de melhorias modestas nas bancas, como a distribuição de mesas. O sucesso destas táticas, viabilizado por parcerias criativas, pode levar a políticas governamentais de apoio para alcançar objetivos adicionais, essenciais para aumentar a disponibilidade de alimentos nutritivos em todo o mundo.
“Os mercados públicos são alguns dos melhores espaços públicos do mundo. Quando alcançam as qualidades de espaço público do Project for Public Spaces, como sociabilidade, acessos e ligações, usos e atividades, e conforto e imagem, trazem muitos benefícios económicos, sociais, ambientais e de saúde às suas comunidades. Em troca, os mercados precisam que os setores público e privado os apoiem através de investimentos em infraestruturas, políticas de apoio e parcerias criativas, para que possam continuar a ter sucesso e ser sustentáveis.” —Kelly Verel, Co-Diretora Executiva do Project for Public Spaces