O Mercado Municipal de Campo de Ourique recebeu, no passado dia 28 de maio, a inauguração da exposição fotográfica ‘Olhares dos Mercados – Identidade, Frescura e Diversidade’, integrada na campanha ‘Maio, Mês dos Mercados 2026’ e promovida gratuitamente pela SIMAB.
A mostra reúne um conjunto de registos fotográficos que retratam o quotidiano dos mercados municipais, evidenciando o seu papel enquanto espaços de proximidade, autenticidade e forte ligação às comunidades locais. Através da fotografia, os visitantes são convidados a descobrir diferentes histórias, pessoas e momentos que fazem dos mercados espaços únicos e essenciais para a vida dos territórios.
Com curadoria de Sérgio Bruno Brandão, a exposição apresenta uma abordagem simultaneamente artística e documental, revelando a riqueza, diversidade e identidade dos mercados portugueses e destacando o contributo destes espaços para a dinamização económica, social e cultural das comunidades.
Os trabalhos expostos são da autoria dos fotógrafos Catarina Almeida, Filipe Salgado, João Lobato, Rui Brites de Sousa, Rui Neto e Sérgio Bruno Brandão, cujos olhares captam a energia, a autenticidade e a diversidade que caracterizam os mercados municipais.
A sessão de inauguração contou com a presença do fotógrafo Rui Brites de Sousa, bem como com as intervenções de João Tiago Carapau, Diretor-Geral do Grupo SIMAB, e de Diogo Moura, Vereador da Câmara Municipal de Lisboa, que sublinharam a importância dos mercados municipais enquanto espaços de encontro, comércio de proximidade e preservação da identidade local.
A iniciativa integra o conjunto de ações desenvolvidas no âmbito da campanha ‘Maio, Mês dos Mercados’, reforçando o compromisso com a valorização dos mercados municipais e com a promoção das pessoas, produtos e tradições que lhes dão vida diariamente.










