O Mercado Municipal de Santarém acolheu, no passado dia 23 de maio, a inauguração da exposição fotográfica ‘Olhares dos Mercados – Identidade, Frescura e Diversidade’, numa iniciativa que celebrou os mercados municipais enquanto espaços de proximidade, autenticidade e ligação às comunidades.
A manhã foi marcada por um ambiente festivo e familiar, com diversas atividades de animação entre as 10h00 e as 13h00, incluindo insufláveis, pinturas faciais e momentos musicais ao som de saxofone, proporcionando uma experiência diferenciadora para visitantes de todas as idades.
Promovida gratuitamente pela SIMAB, a exposição reúne um conjunto de registos fotográficos que retratam o quotidiano dos mercados municipais portugueses, destacando a sua riqueza humana, cultural e comercial. Através de uma abordagem simultaneamente artística e documental, a mostra convida o público a descobrir diferentes perspetivas sobre estes espaços que continuam a desempenhar um papel fundamental na dinamização das comunidades locais.
Com curadoria de Sérgio Bruno Brandão, a exposição contou ainda com a presença do fotógrafo João Lobato, um dos autores participantes, tornando a inauguração particularmente significativa.
Os trabalhos expostos são da autoria dos fotógrafos Catarina Almeida, Filipe Salgado, João Lobato, Rui Brites de Sousa, Rui Neto e Sérgio Bruno Brandão, que, através das suas lentes, captam a identidade, a frescura e a diversidade características dos mercados municipais.
A exposição permanece patente ao público, convidando todos os visitantes a descobrir os olhares e as histórias que dão vida aos mercados e a reconhecer a importância destes espaços na preservação das tradições, da cultura e do comércio local.






