No seguimento dos contactos e reuniões realizadas nos últimos meses com a Rede Regional de Mercados Locais do Algarve (RRML), que incluíram uma deslocação conjunta ao MARF e visitas a dois mercados municipais desta Rede, bem como a participação na iniciativa ‘Gosto do Meu Mercado’, a SIMAB, representada pela Direção-Geral Corporativa (DGC) foi convidada a estar presente na celebração do 1.º aniversário da constituição da RRML.
O evento decorreu no passado dia 12 de novembro, no Mercado Municipal de São Brás de Alportel, e teve início com uma visita guiada ao Mercado Municipal conduzida pela Vice-Presidente da Câmara Municipal de São Brás de Alportel. Durante a visita, foi possível dialogar com os operadores locais, que receberam um dístico autocolante identificativo da RRML, simbolizando a sua integração na Rede.
A RRML é uma parceria protocolada entre municípios, juntas de freguesia, cuja gestão dos mercados se encontra delegada pelas respetivas câmaras municipais, e a Associação Vicentina, entidade coordenadora da parceria. Esta Rede tem como visão ser uma referência na gestão e dinamização articulada de mercados locais municipais no Algarve. A sua missão centra-se na estruturação e consolidação de um sistema alimentar territorial, promovendo a dinamização dos mercados locais, a melhoria das condições de venda e consumo de produtos alimentares locais e a sustentabilidade económica, social e ambiental.
Entre os objetivos estratégicos da RRML destaca-se a reabilitação física dos mercados, a gestão partilhada, a promoção de atividades comerciais e a implementação de uma visão concertada para a sustentabilidade alimentar.
Os parceiros da Rede incluem 17 entidades, nomeadamente:
Vicentina – Associação para o Desenvolvimento do Sudoeste (coordenadora);
Diversos municípios e juntas de freguesia do Algarve, incluindo os mercados de Vila do Bispo, Aljezur, Portimão, Olhão, São Brás de Alportel, entre outros.
Em representação da SIMAB, a DGC foi convidada a abordar o tema ‘Desafios sobre a Gestão dos Mercados: Conceção, Gestão e Promoção’, cuja apresentação foi muito bem recebida pelos participantes, gerando interesse e discussões produtivas.