O Grupo SIMAB registou, em 2024, uma redução significativa no consumo de energia, consolidando o seu compromisso com a eficiência e a sustentabilidade ambiental.
No último ano, o consumo total de energia atingiu 2848 MWh, menos 66 MWh em comparação com 2023 (-2,3%) e menos 258 MWh face a 2022 (-8,3%).
De acordo com os dados reportados pelo fornecedor de eletricidade ao Grupo, 47,4% da energia elétrica consumida em 2024 teve origem em fontes renováveis, enquanto 48,7% foi de origem não renovável. Destaca-se ainda a produção própria do Grupo SIMAB, que correspondeu a 3,9% do total consumido, através dos sistemas fotovoltaicos instalados nos seus mercados.
Este desempenho resulta da implementação de diversas medidas, como a substituição de iluminação por tecnologia LED, a instalação de sistemas fotovoltaicos (UPAC) no MARL e no MARB, a modernização dos sistemas de AVAC, a monitorização contínua dos consumos e ações de sensibilização dirigidas a operadores, prestadores de serviços e colaboradores.
Com uma tendência de maior eficiência desde 2017, o Grupo SIMAB tem vindo a reduzir progressivamente o consumo de energia por unidade de negócio e por superfície comercializável, evidenciando o compromisso em alinhar-se com os objetivos nacionais definidos no ECO.AP 2030 e no Plano Nacional Energia e Clima 2030.

