Desde abril de 2024, José Miñones Conde assume a presidência da Mercasa, marcando o início de um novo ciclo de liderança. Nos seus primeiros meses à frente da empresa, tem focado a sua atuação no reforço das relações institucionais, empresariais e setoriais, fundamentais para a gestão e desenvolvimento da sua rede de mercados.
Nesta entrevista, José Miñones Conde destaca que Mercasa e a sua rede de mercados têm um grande potencial de crescimento e sublinha três desafios cruciais para o sucesso futuro:
Digitalização das empresas, com o objetivo de otimizar os processos comerciais e a gestão de informação;
Generalização da mobilidade sustentável, promovendo soluções de transporte mais eficientes e ambientalmente responsáveis;
Aproveitamento do talento interno e externo, com a criação de uma inovadora Cátedra Mercasa, que visa impulsionar o conhecimento e a capacitação no setor.
Esta nova fase da Mercasa reforça o seu compromisso com a sustentabilidade, a inovação e a eficiência operacional, consolidando o seu papel como agente de referência no setor de abastecimento de alimentos.
Partilhamos esta entrevista por ser de grande interesse para a atividade dos Mercados, uma vez que a Mercasa é a homóloga da SIMAB em Espanha, reforçando a importância de acompanhar as suas estratégias e desafios futuros.