A SIMAB coordena em Portugal a campanha internacional de apoio aos Mercados Municipais e Abastecedores, que desde 2012 é impulsionada para União Mundial de Mercados Abastecedores e Municipais (WUWM) – “Love Your Local Market”, em português “Gosto do Meu Mercado”, que conta com a adesão de mais de 4.000 mercados e está presente em cerca de 19 países.
Este ano de 2022 o lançamento da campanha decorrerá em Portugal, organizado pela SIMAB, durante o mês de maio, o mês dos mercados.
Esta campanha demonstra a importância dos mercados de proximidade, retalhistas e grossistas, onde predominam produtos frescos, de qualidade e a um preço acessível, no seio das comunidades, enfatizando as relações entre os comerciantes e os clientes. Procura, assim, levar os consumidores a envolverem-se com os mercados locais, estruturas essenciais do comercio alimentar das vilas e das cidades, com ações de promoção, através da distribuição de material promocional, eventos de animação nos mercados, de modo a atrair a comunidade em torno do mercado.
A campanha conta, em cada ano, com um slogan alusivo aos mercados e à sua importância na comunidade. Esta campanha, à escala global, oferece a possibilidade de cada mercado aderente desenvolver as suas próprias iniciativas, utilizando o material promocional disponibilizado, útil para cativar mais clientes, reforçar a atratividade do Mercado e valorizar a promoção e a imagem de marca de cada mercado.