No âmbito da iniciativa internacional Gosto do Meu Mercado, a SIMAB assinala a campanha ‘Maio, Mês dos Mercados’ com a promoção gratuita de 20 exposições fotográficas em Mercados Municipais de todo o País.
A exposição, intitulada ‘Olhares dos Mercados – Identidade, Frescura e Diversidade’, tem curadoria de Sérgio Bruno Brandão, vencedor da Foto do Ano da WUWM – União Mundial de Mercados Abastecedores 2026, e pretende destacar os mercados municipais enquanto espaços de proximidade, autenticidade, diversidade cultural e promoção da alimentação saudável.
Ao longo do mês de maio, os visitantes poderão conhecer um conjunto de imagens que retratam a riqueza humana, social e comercial dos mercados, valorizando o papel destes espaços no quotidiano das comunidades locais.
Os Mercados Municipais participantes são:
- Alcobaça
- Almodôvar
- Arroios
- Beja
- Bragança
- Caldas da Rainha
- Campo de Ourique
- Condeixa-a-Nova
- Guimarães
- Horta
- Lavradores (Funchal)
- Lousã
- Odemira
- Oeiras
- Santarém
- Sertã
- São João da Madeira
- Tavira
- Vila do Conde
- Vila Real de Santo António
Com esta iniciativa, a SIMAB reforça o seu compromisso na valorização dos mercados municipais portugueses, promovendo a sua relevância económica, social e cultural junto das comunidades e das novas gerações.

